5 formas de garantir o melhor preço entre a concorrência

Quando a concorrência abaixa o preço de um produto que você costumava vender mais barato, algumas estratégias devem ser adotadas. Mesmo que preço e valor sejam categorias completamente diferentes, é interessante pensar em formas de garantir um melhor preço, pois, atualmente estes são influenciadores diretos no fechamento de negócio. 

Se você tem uma empresa desentupidora, que oferece serviços de desentupimento, caça-vazamentos, limpeza ou até mesmo dedetização e desratização, este artigo é para você. Aqui vamos conhecer as principais dicas para garantir o melhor preço entre a concorrência, fazendo as ressalvas necessárias. Confira!

Faça uma cotação 

A cotação pode ter dois significados, sendo eles: precificar algo ou pesquisar entre diferentes preços. Neste caso, a cotação apresenta os dois. Portanto, faça uma cotação dos preços da concorrência, comparando com os seus para os diferentes serviços oferecidos. 

Também é interessante procurar saber quais são os equipamentos utilizados, quais os produtos para cada procedimento, as máquinas e muito mais. Isso é importante, pois, se os equipamentos e produtos usados pela concorrência forem mais qualificados, é um sinal de que seu preço precisa diminuir, em caso contrário, talvez seu preço não esteja inadequado.

Negocie com os fornecedores dos equipamentos e produtos

Se após a cotação, você constatar que o concorrente está oferecendo serviços de desentupimento mais baratos, mesmo com equipamentos e produtos de qualidade superior, está na hora de conversar com seus fornecedores. Para isso, é importante se reunir com a equipe responsável a fim de elaborar uma estratégia de negócio eficaz. 

Depois, marque uma reunião com quem te fornece os produtos ou equipamentos para os diferentes serviços, apresentando um plano de ação e procurando encontrar a melhor maneira de resolver essa situação. Lembre-se de que não é normal que o seu preço esteja mais alto do que a concorrência nessas circunstâncias. 

Vá a fundo na raiz do problema 

Depois das duas ações acima mencionadas, é importante também tentar verificar a raiz do problema. Por exemplo, será que algum gasto está sendo maior do que o necessário? É possível que algum erro foi cometido na trajetória do negócio? Como podemos arrumar isso de forma eficaz, sem que prejuízos sejam gerados? 

Pensar nessas e em outras perguntas, pode fazer com que a equipe chegue a uma conclusão em conjunto, estabelecendo estratégias e iniciando planos de ação, que diminuem o preço e garantem um serviço melhor do que o da concorrência. Até porque não adianta apenas diminuir o preço e prestar serviços ruins. 

Crie um diferencial 

Na hora de fazer a cotação e a análise da concorrência, uma estratégia interessante para garantir o melhor preço é a criação de um diferencial. Por exemplo, se a sua empresa oferece serviços de limpeza em caixas de gordura, é possível oferecer aos clientes um cartão de fidelização, que quando acumulados garantem uma promoção. 

Tais diferenciais podem ser definidores de fechamento de negócio. Vale ressaltar também que melhor preço não significa necessariamente menor preço, mas é importante pensar em cada detalhe para que os clientes fidelizem, o serviço seja de excelência, sua empresa seja um concorrente perspicaz e muito mais. 

Tenha cuidado com a ideia de lucratividade

Muitas empresas acabam baixando o preço apenas porque a concorrência baixou, sem fazer as devidas análises. Além disso, existem outras que não diminuem o preço porque acreditam que o valor de seus serviços são muito melhores, também sem realizar as análises. 

Ambos os extremos podem causar prejuízos, fazendo com que os clientes não fidelizem e também que sua empresa fique com a reputação manchada. Atualmente, sabemos que ‘empurrar’ produtos aos clientes é uma atitude equivocada, que pode ser a responsável por perdas significativas. 

Portanto, encontre o equilíbrio, evitando que o seu objetivo principal seja o lucro, mas também analisando suas atividades empresariais perante a clientela. Esperamos que as dicas e informações aqui apresentadas possam ser úteis para a sua empresa. Agradecemos por nos acompanhar até aqui!

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