Empreendedorismo

Banco Sicoob é bom? Como funciona uma cooperativa de crédito?

Tem muita gente optando pelas cooperativas de crédito em vez de contratar um banco. Mas, você sabe como funciona uma cooperativa de crédito? Se você tem essa dúvida e quer saber também se o banco Sicoob é bom, este artigo vai resolver o seu problema. Fica até o final com bastante atenção e aprenda tudo para decidir onde colocar o seu dinheiro.

Como funciona uma cooperativa de crédito

Uma cooperativa de crédito é uma associação de pessoas com o objetivo de administrar os recursos financeiros dos associados de forma mais vantajosa que nas instituições bancárias. O papel do usuário de uma cooperativa de crédito é de dono da empresa e cada um tem direito a um voto nas decisões a serem tomadas.

Com isso, as cooperativas conseguem ter taxas e preços em produtos bancários muito menores que nos bancos tradicionais. Enquanto os bancos se desenvolvem por competição entre as instituições e por políticas de altas taxas de juros aplicadas aos clientes, as cooperativas crescem por cooperação mútua entre os associados.

Da mesma forma que os bancos, as cooperativas de crédito, também chamadas de cooperativas financeiras, são cadastradas e regularizadas pelo Banco Central do Brasil – BACEN.

Veja as principais diferenças entre os bancos e as cooperativas de crédito neste artigo.

como funciona uma cooperativa de crédito

 

Entenda o que é e saiba se o banco Sicoob é bom.

Na verdade, o Sicoob não é um banco, nem uma cooperativa. O Sicoob é um sistema financeiro cooperativo, o maior do país, composto por várias cooperativas de crédito e, ainda, por outras empresas de apoio. Ele é chamado de banco popularmente, mas ele é uma grande cooperativa de crédito, com todas as vantagens descritas acima em relação aos bancos tradicionais e que oferece os mesmos produtos e serviços.

Para poder oferecer todos os produtos e serviços bancários, em 1996 foi criado o Bancoob. Este sim, é um banco comercial privado, que oferece estes produtos e serviços às cooperativas do Sicoob e permitindo uma gestão centralizada dos recursos do sistema. O Bancoob é um banco como outro qualquer, regularizado como tal. Para operar em transações, o código do Sicoob (Bancoob) é 756.

O Bancoob – Banco Cooperativo do Brasil S/A foi criado devido à necessidade das cooperativas terem acesso a produtos e serviços tipicamente bancários, como poupança, linhas de crédito, investimentos, cobranças, transações bancárias, etc. Desde 1996 atuando no mercado, de forma sólida e competitiva, faz do Bancoob e, consequentemente do Sicoob, organizações muito boas e confiáveis.

Sicoob dá crédito até para o agronegócio

Com linhas de crédito para o agronegócio e repasses do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social – BNDES, o Sicoob está se mostrando cada vez mais forte, competitivo e confiável. Empresas e pessoas físicas também podem contar com linhas de crédito.

O Sicoob tem como visão “ser reconhecido como a principal instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social dos associados”. Entre no site sicoob.com.br e informe-se sobre tudo mais que o Sicoob pode fazer por você.

Leave a Comment